sábado, 6 de agosto de 2011

Oficina 3

 A terceira oficina realizada com a turma 23 teve como principal objetivo fazer com que eu pudesse identificar em qual nível alfabético cada criança está, pois desde modo será mais fácil mediar às aulas a partir do que cada um sabe previamente.

Para o jogo de hoje foram utilizadas fichas com figuras variadas, onde a cada rodada eu escolhia uma e dava dicas sobre o que estava ali. Esta parte de adivinhação prende as crianças ao jogo, o fato de poderem falar sem medo de errar dá confiança e entusiasmo a brincadeira. A turma é super participativa e adoram desafios, então, todos queriam ao mesmo tempo dizer o que estava na figura a partir da dica dada.

Após a descoberta da ficha, o desafio era “transformar” aquele desenho na palavra escrita. E esta parte me anima muito, pois é possível perceber o quanto todos, a partir do que sabem neste momento, se esforçam e dão o seu jeito de escrever a palavra. Uns pronunciam várias vezes a palavra e dai escrevem, outros consultam os cartazes da sala para ver se as palavras estão lá.

Portanto, após analisar a escrita que eles produziram se pode notar que a turma está em níveis diferentes, e uma grande evolução já me deixa feliz, nenhuma criança confunde mais as letras e os números.



Nenhum comentário:

Postar um comentário