sábado, 6 de agosto de 2011

Oficina 4

Hoje a oficina foi realizada utilizando o método de Linguagem total, que consiste em partir do todo (texto), para depois as palavras e por fim para as letras do alfabeto. Meu objetivo com a contação da história “Sofia descobre as letras – Adri Weber” era através do lúdico observar como as crianças reagiam ao pensar/conhecer as palavras do texto contado.

Então as atividades foram divididas da seguinte maneira:

1)      Contação da história;

2)      Diálogo sobre a mesma (personagens, o que contava, o porquê desta história, se gostaram ou não...);

3)      Escolha coletiva de três palavras que foram ditas durante a leitura da história;

4)      Escrita destas palavras no quadro e no cartaz para expor na sala e cada um registrava em uma folha também;

5)      A partir de cada letra utilizada para escrever as palavras, pensar em quais outras mais de pode escrever com a letra inicial.

Contextualizar, usando a história, fez com que mesmo as crianças não conhecendo a escrita de todas as palavras, quisessem saber e aprender como se escreve.

A turma trabalha bem em grupo, fizemos votação para a escolha das palavras, que foram: URSINHO, LIVROS e SOFIA. Conversamos sobre as palavras e juntos chegamos a conclusão de como cada uma era escrita. Depois cada um pode escolher a palavras que quisesse para completar as letras iniciais. Eles se ajudavam trocando palavras, um auxiliando o outro, valia “colar” do alfabeto e dos cartazes da sala. A turma se divertiu realizando o jogo e com certeza aprenderam muitas palavras ampliando o seu vocabulário. O cartaz produzido ficou exposto na sala para auxilia-los quando preciso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário