Com essa sétima oficina meu objetivo foi criar hipóteses para leitura e escrita de palavras, pois a professora titular da turma enfatiza bastante a leitura e como criamos um trabalho paralelamente, considerei importante abordar esta questão na oficina. Então levei diversas fichas com palavras escritas desde monossílabas até polissílabas para desafiá-los no jogo de hoje.
As fichas estavam dispostas na mesa viradas com a escrita para baixo. Dividi a turma em grupo misturando os níveis de alfabetização. Cada criança do grupo escolhia uma ficha e tinha que lê-la em voz alta para todos da turma (este momento foi gravado). Os demais deviam tentar escrever a palavra do jeito que sabiam e fazer o desenho da mesma em sua folha de registros.
Algumas crianças não conseguem neste momento fazer a leitura, por isso, respeitando seu nível, pedi para que soletrassem as letras da palavra e assim podiam pedir auxilio para os outros integrantes do grupo.
Com isso, foi perceptível que apenas três crianças das vinte e duas presentes ainda não conseguem ler. Nos registros feitos, pode-se notar que como estavam em grupo, houve uma “colinha”, o que é muito bom, pois é um sinal que sabem trabalhar em grupo. Podia-se ver que discutiam quais letras usar e assim desenvolvem aprendizados juntos. E a fala de uma das crianças me chamou atenção, afirmando que “ler é muito mais fácil que escrever”.
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