sábado, 6 de agosto de 2011

Oficina 6




Nossa sexta oficina foi conduzida pelo método sintético-silábico, onde meu principal objetivo, entre outros, era perceber como cada criança individualmente responderia ao estímulo de “descobrir” palavras a partir da sílaba inicial. Após ouvir inúmeras vezes durante as aulas da faculdade que as crianças aprendem a ler e escrever com palavras significativas, que são do seu cotidiano, resolvi utilizar o nome próprio das crianças para realizar o jogo de hoje.

O jogo era composto com fichas com os nomes das crianças da turma e um envelope que tapava esta escrita.

Começamos o jogo falando sobre o nosso nome (se gostava ou não, o porquê deste nome...) e depois a cada rodada era escolhida uma ficha que era colocada dentro do envelope. Então era mostrada a letra inicial da palavra e após a sílaba. Como todos já reconhecem as letras, sem problemas diziam o nome da mesma e todos se esforçavam para “montar” a sílaba. Depois se dizia o nome que acreditavam que estava ali, e aos poucos eu ia mostrando as outras sílabas até aparecer a palavra completa com o nome de uma das crianças.

Na sala de aula há um mural onde estão escritos os nomes de todos da turma, então era possível consulta-lo para descobrir qual o nome que estava escondido no envelope.

Por fim, cada um pode fazer um desenho, ou uma foto como as crianças chamaram, para dar a um colega da turma.

O jogo fez com que todos da turma participassem ativamente. Uma das crianças disse “que esse jogo foi o mais legal que a gente já tinha feito, porque tinha o nome de todo mundo” - comprovando que quando se utiliza algo significativo à turma toda se envolve no aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário