Com
o objetivo de trazer o brincar espontâneo para dentro da sala de aula, foi
proposto que cada criança da turma trouxesse um brinquedo seu, de casa, para
nos divertirmos. As crianças trouxeram bonecas, bonecos dos Vingadores,
carrinhos, urso de pelúcia (um Pica-Pau), outros pegaram o jogo de dama e
memória que ficam na sala. Durante trinta e cinco minutos, era possível brincar
com qualquer colega e com qualquer brinquedo, as únicas regras eram não correr
para não haver acidentes e não gritar enquanto brincavam.
Não
demorou muito para que pequenos grupos se reunissem e começassem a brincadeira.
Os meninos brincaram de carrinho com os Vingadores e outros foram brincar com
os jogos. As meninas preferiram brincar de casinha, uma sendo a mãe, a dinda e
outra a professora. Um grupo misto, com meninas e meninos brincou de jogo da
memória. Apenas uma das crianças da turma ficou sentada, olhando as demais e
mexendo em seus materiais escolares. Como não tinham mais brinquedos na sala,
eles utilizavam os materiais como brinquedos, fazendo de conta que era isso ou
aquilo. Eles se divertiram, puderam socializar e criar com os colegas, fazendo
o que mais gostam BRINCAR.
Depois
a proposta era criarmos um alfabeto com os nomes dos brinquedos. Assim fizemos
uma lista no quadro primeiro, para ver como se escrevia as palavras. Eles iam
mostrando o brinquedo e soletrando as letras que era preciso para formar a
escrita correta. Por fim, individualmente registraram em seu caderno e
escreveram no alfabeto móvel. Como muitas letras ficaram sem nada, ficou
combinado que todos os dias alguém pode acrescentar um brinquedo novo no
alfabeto, que foi exposto abaixo do quadro.
O brinquedo em favor da aprendizagem da leitura e da escrita!
ResponderExcluir