segunda-feira, 9 de julho de 2012

Oficina 7


Levei para as crianças cinco jogos pedagógicos, meu objetivo era perceber como eles brincavam jogando. Pois num jogo há sempre regras a seguir, o momento certo de cada rodada, quem faz o que, e a turma se saiu muito bem, eles jogaram sem brigas e seguiram as regras, não inventaram nenhuma e nem mudaram.

JOGO 1: Alfabeto móvel e dado: jogar o dado e o número que sair, escrever com as letras do alfabeto uma palavra correspondente a quantidade. Eles se deram conta que não há nenhuma palavra com 1 letra apenas, então o número 1 era o passe a vez.


JOGO 2: Memória da palavra e do desenho: tinham que encontrar a escrita do desenho que viraram.


JOGO 3: Memória dos alimentos: as peças do jogo são alimentos e logo abaixo sua escrita, assim deveriam encontrar os pares.


JOGO 4: Dominó dos animais: deveriam juntar o nome a figura dos animais


JOGO 5: Encaixe: fichas com o desenho e com a escrita, onde deveriam encaixa-las.


Para o registro, indaguei as crianças sobre qual jogo haviam gostado mais e então construímos um gráfico. O mais votado foi o jogo 1 porque era desafiador pensar na palavra certa, segundo uma das crianças. Ainda perguntei se eles achavam que jogando estavam aprendendo alguma coisa, e uma das crianças disse que sim, porque eles viam as palavras e os desenhos e tinham que escrever também.

A turma jogou e aprendeu bastante brincando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário