segunda-feira, 30 de julho de 2012

Oficina 8









Na atividade- oficina de hoje propus as crianças que escolhessem, de revistas, 10 figuras quaisquer. Meu objetivo era fazer com que escrevessem como num ditado, mas sem que eu falasse as palavras e ainda desta forma poderia avaliar como estão na escrita, uma forma diferente de psicogênese.

Eles interagiram olhando, conversando sobre as imagens, trocando as revistas, recortando, colando e limpando a sujeira que haviam feito. A escolha das imagens era livre, por isso muitas meninas escolheram maquiagens e os meninos preferiram brinquedos em geral.

Depois eles tinham que registrar ao lado da figura a forma escrita da palavra. Cabe aqui ilustrar com algumas das escritas feitas por eles:

Blush = blache

Maquiagem = maqiage

Jipe = Gip

As crianças iam sussurrando as sílabas, pensando na forma da escrita e repetindo sílaba por sílaba até escrever. Analisando as escritas percebo que a turma está dividida em dois “grupos” os alfabéticos, cometendo pequenas falhas nas dificuldades ortográficas; os silábicos que colocam uma letra ou até duas formando as sílabas das palavras, uma ou duas letras por sílaba. A turma faz as atividades com muita rapidez e às vezes até sem caprichar muito, mas estão escrevendo muito bem.

Um comentário: