segunda-feira, 9 de julho de 2012

Oficina 6


A proposta de hoje era explorar outros espaços da escola para aprender e brincar, por isso fomos para o lado da sala de aula, no pátio, onde só é usado no recreio. Fizemos três brincadeiras, duas que observei que eles brincavam no recreio e na entrada antes de bater o sinal – Pega-cola e Ovo Choco; a outra era Derruba o alvo.

Começamos fazendo um alongamento básico para tirar a preguiça do corpo, depois começamos as brincadeiras pelo Ovo Choco. A turma começou tímida e até meio sem vontade de brincar, mas quando começaram a correr e foram desafiados a ganhar um do outro, começaram a cantar e entraram com tudo na brincadeira. Brincamos de Ovo Choco até que todos tivessem participado e depois fomos para o Derruba o alvo, que era uma competição entre equipes, eles planejaram estratégias, discutiram quem fazia o que na brincadeira, a melhor posição de ataque e de defesa. Eles brincavam levando tudo bastante a sério, querendo uma vitória. Por fim, para descontrair a competição, brincamos de Pega-cola. Eles puderam suar bastante e desfazer os grupinhos, todos interagiram e fizeram trocas incríveis.




Ao retornar a sala de aula, o objetivo era registrar coletivamente do que e como brincamos. Eu servia de escriba e eles iam falando o que havíamos feito e soletrando as sílabas para que eu escrevesse. Eles reclamaram que estavam cansados para escrever no caderno, mas um menino salientou que era importante a cópia no caderno, para a gente lembrar depois o que tinha feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário