O livro “Acervos Complementares: as áreas do conhecimento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental” levam o professor a refletir sobre diversas maneiras de introduzir um tema de estudo em sala de aula e, além disso, dá dicas e sugestões de livros que possam ser utilizados.
São destacados nesta obra que no 1° ano cabe ser utilizado com os alunos livros que envolvam a parte da alfabetização, assim como livros com diversas linguagens. No 2° ano além da alfabetização já devem ser inseridos livros que enfocam os diferentes conteúdos desta faixa etária e, portanto, no 3° ano já se trabalha com os livros específicos para cada matéria.
Então, destacarei aqui, quais os assuntos mais pertinentes que devem estar presentes na esfera escolar nestes primeiros anos:
*CIÊNCIAS: - considerar a relação da ciência e tecnologia na qualidade de vida da atual sociedade;
- compreensão da criança sobre o mundo que a cerca e sobre si mesma (ciclo da vida, sentidos);
- noção da diversidade de seres vivos, sua importância para os ambientes naturais, percepção das semelhanças e diferenças entre eles;
- desenvolver noções básicas de saúde e cuidado com o corpo;
- noção de respeito em relação ao ambiente;
*MATEMÁTICA: - levar os alunos a pensar como se podem resolver problemas;
- trabalhar com material concreto, grandezas, medidas, números, lógica, cálculos;
- organizar/coletar dados, construir gráficos, fazer comparações;
- interação espacial através de formas geométricas, localização, dobraduras;
*HISTÓRIA: - levar em conta os conhecimentos da própria vida com os fatos importantes;
- para viver em sociedade é importante perceber as experiências do homem ao longo do tempo;
- compreender o passado a partir de referências do presente;
- noção do tempo cronológico, trabalhar com calendários, palavras como ontem, agora, amanhã;
- valorização das diversas culturas, filmes, danças, histórias familiares;
*GEOGRAFIA: - observar/reconhecer as manifestações da natureza, a apropriação e transformação dela pela ação coletiva do grupo social;
- relações sociais com diversas pessoas para ampliar horizontes culturais;
- ampliação de espaço físico;
- utilizar livros, mapas, maquetes, matérias recicláveis, brincadeiras, imagens para melhor conhecimento;
*LÍNGUA PORTUGUESA: - diversificar o modo de fala e comunicação, aumentar o vocabulário;
- trabalhar com diferentes leituras/gêneros (literatura infantil, parlendas, poemas, poesias, músicas, rótulos, jornais...);
- letramento de forma lúdica;
- utilizar letras, memorização de palavras;
- desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.
*ARTES: - contextualização histórica, cultural e estética de diversas linguagens;
- leitura de texto artístico e estético;
- construção, produção e expressão;
- artes visuais: promover a aprendizagem quanto à pesquisa e experimentação; imagens fixas ou em movimento (luz, cor, colagem, textura, desenho)
- artes cênicas: experimentar os movimentos do corpo, observação dos diferentes ritmos, uso de instrumentos musicais, ouvir e respeitar músicas de diferentes etnias; teatro, dança, música.
Todos esses temas além de importantíssimos para o conhecimento das crianças devem ser abordados de forma intuitiva desde o início da formação escolar, respeitando o momento de todas as crianças, sem desestimular a aprendizagem. Podemos observar que todos os assuntos se entrelaçam em alguns instantes, portanto, não é necessário trabalhar com as áreas do conhecimento em momentos distintos, quando se estuda um caso se utiliza de todas as “matérias” para conhecer o assunto. O livro “Acervos Complementares” nos mostra, ainda, inúmeras publicações literárias que auxiliam o professor a promover o ensino prazeroso.
Aprendemos a ler e escrever envolvendo todas as áreas de conhecimentos, imersos no universo do mundo letrado.
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