Considerando que a Educação Infantil tem um papel importante em nossa sociedade atualmente, devemos nos preocupar em saber quais são as principais funções desta educação, para atender a tantas crianças que desde os primeiros dias de vida até aproximadamente os seis anos participam desta vida escolar.
A Educação Infantil precisa de profissionais qualificados para trabalhar, pois é nessa fase que as crianças adquirem conhecimentos sobre o mundo no qual estão inseridos. Portanto, a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, descreveu algumas das funções que devem ser asseguradas às estas crianças:
1) Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações;
2) Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
3) Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
4) Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
5) Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
6) Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
7) Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
8) Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;
9) Propiciar um ambiente rico em experiências necessárias ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (educar e cuidar);
10) Promover a ampliação das experiências e conhecimentos dos alunos, estimulando seus interesses;
11) Estimular a criatividade como elemento de auto-expressão; a construção do conhecimento que inclui necessariamente as idéias de descobrir, de inventar, de redescobrir e de criar;
Sabemos que estas funções são essenciais para que ocorra o desenvolvimento integral das crianças pequenas, porém nem sempre são respeitadas ou cumpridas nas escolas de Educação Infantil. Cabe ao professor, destacar seu papel de educador para proporcionar uma melhor educação para seus alunos, utilizando metodologias e projetos significantes que enriqueçam o seu trabalho. As crianças pequenas que em algumas vezes foram vistas como incapazes, quando estimuladas e amadas podem, com certeza, crescer a cada pequena vivência que tenham na escola.
Referências:
Disponível em: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/educ_infantil.jsp?ACAO=acao4, acesso 28/11/2010.
Disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/02/atividades-de-discriminacao-visual.html, acesso 28/11/2010.
Disponível em: http://www.lardemaria.org.br/conteudo/_objetivos1.htm, acesso 28/11/2010.
Disponível em: http://amoaeducacaoinfantil.blogspot.com/2009/01/objetivos-gerais-para-educacao-infantil.html, acesso 28/11/2010.
A Educação Infantil precisa de profissionais qualificados para trabalhar, pois é nessa fase que as crianças adquirem conhecimentos sobre o mundo no qual estão inseridos. Portanto, a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, descreveu algumas das funções que devem ser asseguradas às estas crianças:
1) Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações;
2) Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
3) Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
4) Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
5) Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
6) Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
7) Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
8) Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;
9) Propiciar um ambiente rico em experiências necessárias ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (educar e cuidar);
10) Promover a ampliação das experiências e conhecimentos dos alunos, estimulando seus interesses;
11) Estimular a criatividade como elemento de auto-expressão; a construção do conhecimento que inclui necessariamente as idéias de descobrir, de inventar, de redescobrir e de criar;
Sabemos que estas funções são essenciais para que ocorra o desenvolvimento integral das crianças pequenas, porém nem sempre são respeitadas ou cumpridas nas escolas de Educação Infantil. Cabe ao professor, destacar seu papel de educador para proporcionar uma melhor educação para seus alunos, utilizando metodologias e projetos significantes que enriqueçam o seu trabalho. As crianças pequenas que em algumas vezes foram vistas como incapazes, quando estimuladas e amadas podem, com certeza, crescer a cada pequena vivência que tenham na escola.
Referências:
Disponível em: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/educ_infantil.jsp?ACAO=acao4, acesso 28/11/2010.
Disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/02/atividades-de-discriminacao-visual.html, acesso 28/11/2010.
Disponível em: http://www.lardemaria.org.br/conteudo/_objetivos1.htm, acesso 28/11/2010.
Disponível em: http://amoaeducacaoinfantil.blogspot.com/2009/01/objetivos-gerais-para-educacao-infantil.html, acesso 28/11/2010.
A Educação Infantil é um espaço de socialização e convivência, cabe ao professor desenvolver projetos que garantam estes aspectos.
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