quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A compreensão da escrita

Aprendemos construindo e, para construir, temos que pensar, é o que destacam as autoras do artigo “Concepções de Alfabetização, Leitura e Escrita”. Vaz, Moraes e Rodrigues (2008) afirmam que as crianças vão descobrindo as propriedades da escrita através de um processo construtivo e o desenvolvimento da escrita varia de criança para criança.
Nas séries iniciais de alfabetização, as crianças se apropriam de que há diferenças entre desenhos, letras e números e este conhecimento é o primeiro passo para a compreensão da escrita.
O professor nesta fase deve ser o mediador e deve identificar como cada criança aprende. É importante integrar neste momento, o conhecimento espontâneo da criança ao ensino, dando maior significado a escrita inicial, por isso o professor deve estimular a escrita através do nome, de bilhetes e contação de histórias.
Portanto, as autoras ainda destacam que aprende-se quando se quer aprender e só se aprende o que é significativo, ou seja, conhecer é descobrir e construir, não é copiar. Levar as crianças a pensar sobre a sua realidade remete a aprender a escrever e ler a partir de um concreto. Portanto, pensando e construindo é que os alunos criam hipóteses e compreendem a escrita convencional.  

Um comentário:

  1. É preciso dar sentido a leitura e a escrita aliado ao mundo da criança.

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