quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Aprende-se a gostar de ler na escola para se ler fora dela


Pesquisando sobre leitura me deparei com o artigo “A Importância da Leitura nas Séries Iniciais”, de Izaides Pereira, onde a autora destaca que o método que o professor utiliza para formar leitores ainda é escasso e que com isso os alunos acabam por não gostar de ler, porém também salienta que o gosto do professor pela leitura estimula a formar alunos leitores autônomos, criativos e críticos.
O fato de o professor ser uma referencia para os alunos, pode ter relação com que eles venham a gostar, por exemplo, se o professor gosta de indagar os alunos, eles também serão questionados, assim como se o professor lê, gosta de ler em aula e estimula os alunos à leitura há uma maior possibilidade de formar crianças que também de sintam desafiadas a realizar essa atividade.
Quando os professores se propõem a trabalhar com leitura desde o inicio do período escolar pode-se verificar que as crianças além de adquirir o hábito pela leitura serão capazes de aprendizagens ainda mais ricas.
A literatura infantil é importante, pois estimula o imaginário, responde dúvidas, potencializa ideias e instiga a curiosidade, então, os alunos passam a querer ouvir histórias e a ter vontade de poder ler sozinhos a aqueles livros que os rodeiam na sala de aula e na biblioteca da escola.
Portanto, quando o professor gosta de ler e passa isso a seus alunos, o ler não se refere a um ato mecânico, sem a preocupação de buscar significados, mas sim a levá-los a aquisição do hábito da leitura, promovendo de maneira lúdica o encontro da criança com o mundo.



Um comentário:

  1. Bárbaro Manoela!Adorei!
    Seria interessante sugerir algumas práticas que pudessem ser usadas por professores para incentivar o gosto pela leitura. Ligia

    ResponderExcluir