Iniciam-se
as atividades de oficinas em 2012, agora com uma nova turma de segundo ano da
alfabetização. Continuamos a parceria com a professora titular Daiane dos
Santos, aperfeiçoando as oficinas realizadas no ano anterior.
Para
esta primeira proposta de atividade se pensou em algo muito próximo das
crianças, então foi a oportunidade de refazer o Jogo do Envelope, que utiliza a
escrita dos nomes das crianças.
Iniciamos
com duas dinâmicas, para desinibir as crianças e para reconhecimento dos colegas
e por último o jogo.
1°)
NOME DO TAPA: formando uma grande circunferência as crianças deveriam esticar
uma das palmas das mão. Um aluno era escolhido e ficava no meio. A professora,
então dizia o nome de uma das crianças e o colega do centro tinha que encontra-la
e bater na mão desde colega. Para esta criança com a palma da mão esticada não
ir para o centro da circunferência tinha que, muito rápido, falar o nome de
outro colega. E assim, até a criança conseguir bater na mão de um colega,
acertando seu objetivo.
2°)
QUEM MUDOU? Com as crianças sentadas formando uma circunferência, um aluno era
escolhido a se retirar da sala. Enquanto isso trocava-se as crianças de lugar.
E o escolhido, que estava na rua, entrava e tentava descobrir quem mudou de
lugar. Depois de algumas rodadas a regra era descobrir o que tinha de
diferente- com quem ou qual objeto- não estava na roda antes.
3°)
JOGO DO ENVELOPE: haviam fichas individuais com a escrita do nome de todas as
crianças da turma e um envelope que tapava esta escrita. Em cada rodada era
escolhida uma ficha e era mostrada a letra inicial da palavra. A turma então
devia dizer quais os colegas possíveis para a escrita daquele nome; depois eu
ia perguntando e mostrava a outra letra, formando a sílaba; assim até “descobrirem”
o nome do colega que estava no envelope.
Por
fim, registramos no caderno o número de letras que precisava para escrever o
nome de determinado colega, assim como escrever o nome de colegas que começavam
com tal letra.
Todos
da turma participaram, uns com mais vergonha e outros não, mas se percebe que
todos esforçam-se para tentar ler as sílabas, para formar as palavras. Ainda
estão bem no começo de reconhecer as letras e hipóteses de sons das sílabas,
mas com vontade de aprender.
Que tal fotografar a hipótese da escrita do nome que os alunos construíram? Posta a foto da palavra/nome escrita pelo aluno e uma legenda.
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