sexta-feira, 11 de maio de 2012

Primeira oficina-atividade 2012


Iniciam-se as atividades de oficinas em 2012, agora com uma nova turma de segundo ano da alfabetização. Continuamos a parceria com a professora titular Daiane dos Santos, aperfeiçoando as oficinas realizadas no ano anterior.

Para esta primeira proposta de atividade se pensou em algo muito próximo das crianças, então foi a oportunidade de refazer o Jogo do Envelope, que utiliza a escrita dos nomes das crianças.

Iniciamos com duas dinâmicas, para desinibir as crianças e para reconhecimento dos colegas e por último o jogo.

1°) NOME DO TAPA: formando uma grande circunferência as crianças deveriam esticar uma das palmas das mão. Um aluno era escolhido e ficava no meio. A professora, então dizia o nome de uma das crianças e o colega do centro tinha que encontra-la e bater na mão desde colega. Para esta criança com a palma da mão esticada não ir para o centro da circunferência tinha que, muito rápido, falar o nome de outro colega. E assim, até a criança conseguir bater na mão de um colega, acertando seu objetivo.

2°) QUEM MUDOU? Com as crianças sentadas formando uma circunferência, um aluno era escolhido a se retirar da sala. Enquanto isso trocava-se as crianças de lugar. E o escolhido, que estava na rua, entrava e tentava descobrir quem mudou de lugar. Depois de algumas rodadas a regra era descobrir o que tinha de diferente- com quem ou qual objeto- não estava na roda antes.

3°) JOGO DO ENVELOPE: haviam fichas individuais com a escrita do nome de todas as crianças da turma e um envelope que tapava esta escrita. Em cada rodada era escolhida uma ficha e era mostrada a letra inicial da palavra. A turma então devia dizer quais os colegas possíveis para a escrita daquele nome; depois eu ia perguntando e mostrava a outra letra, formando a sílaba; assim até “descobrirem” o nome do colega que estava no envelope.

Por fim, registramos no caderno o número de letras que precisava para escrever o nome de determinado colega, assim como escrever o nome de colegas que começavam com tal letra.

Todos da turma participaram, uns com mais vergonha e outros não, mas se percebe que todos esforçam-se para tentar ler as sílabas, para formar as palavras. Ainda estão bem no começo de reconhecer as letras e hipóteses de sons das sílabas, mas com vontade de aprender.

Um comentário:

  1. Que tal fotografar a hipótese da escrita do nome que os alunos construíram? Posta a foto da palavra/nome escrita pelo aluno e uma legenda.

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