quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aprendendo com a teoria


Em vários leituras realizadas para a escrita do artigo do PIBID, me deparei com as teorias da aprendizagem de André Giordan, no livro Aprender.
Faço a seguir um recorte de questões relevantes sobre o assunto:

Afirma Giordan (1998), que há alguns anos o aprender é estudado por diversos autores. Esses autores referem a partir de seus estudos três pequenos passos para explicar os processos de aprendizagem. O primeiro descreve o aprender como sendo um simples mecanismo de registro, a aquisição de um saber é considerado o fruto direto de uma transmissão. O segundo trata de condicionamento, a aprendizagem é favorecida por recompensas ou pontuada de punições, onde o aprendiz acaba por adotar um comportamento que lhe evita problemas. E o terceiro passo é a pedagogia da construção, onde os interesses naturais e as necessidades espontâneas dos indivíduos se acentuam a novas descobertas autônomas. Pensando nesse terceiro passo, que as oficinas realizadas com a turma foram desenvolvidas, procurei sempre trabalhar com a realidade das crianças, ampliando seus conhecimentos e provocando ainda mais a vontade de escrever. 
Giordan (1998) aponta que não existe uma só maneira de aprender, tudo depende da aprendizagem a realizar. E aquele que aprende faz por si próprio através daquilo que ele é e através daquilo que ele sabe. Por este motivo, ser professor e encontrar o tal caminho que leva a conhecer por onde cada aluno aprende é um grande desafio. Trabalhar com crianças em período de alfabetização pode ser ainda mais desafiador, pois leva o professor a caminhar por diversos lugares tendo que pular obstáculos e aprendendo com os erros cometidos durante a jornada.

E foi com esta teoria que as atividades da oficina de Alfabetização do ano passado (2011) foram realizadas e com o mesmo propósito as deste ano estão sendo criadas para a intervenção em sala de aula.

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