quinta-feira, 24 de maio de 2012

Oficina 2


Continuando a proposta de identidade e (re)conhecimento da escrita do próprio nome e dos colegas, para hoje foi inserido como recurso o uso da câmera digital.

A atividade era sortear o nome de um colega do Jogo do Envelope, identificar pela escrita quem era. Após com a câmera digital, tirar uma foto deste colega, do jeito que quisesse: de pé, sentado, perto de alguma coisa, segurando um objeto, trocando de lugar ou em sua classe mesmo. E por fim, desenhar esse colega e junto ao mural coletivo escrever o nome (com o auxilio da ficha com o nome ou não) no lugar onde estava a letra inicial.

Como já havíamos trabalhado com as fichas na oficina-atividade anterior, quase todos conseguiram identificar qual era a escrita, alguns não conseguem ainda ler as sílabas ou saber qual letra é, mas já decoraram como se escreve o nome e certos colegas, pois no primeiro ano da alfabetização a professora utilizou bastante a escrita do nome próprio. A ficha auxiliou muito no momento da escrita no mural, porque não deixou que esquecessem das letras que “precisavam usar”.

O uso da câmera digital foi usada como artificio para que observassem as características dos colegas, quem usava a câmera para fotografar, tomava cuidado e focava bem no rosto do colega. Quem era fotografado, ficava com muita vergonha, sendo que todos não quiseram nem trocar de lugar, nem fazer nada, ficaram em suas mesas. A turma falou que já usam a câmera em casa ou tem no celular, assim esse recurso como se pode observar está ao alcance de todos.

Para o desenho do colega pedi que fizessem o mais próximo possível do que estávamos vendo, cuidando a cor de pele, do olho, do cabelo, o penteado, o tipo de roupa do dia, porém não se preocuparam muito com as características. Desenharam como queriam, fazendo a representação sem ser muito fiel, talvez por cansaço ou porque acharam sem sentido.

O mural, então, começou a ser construído e ficou combinado que na próxima oficina-atividade trarei as fotos reveladas para anexarmos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário