quinta-feira, 31 de maio de 2012

Oficina 3





Para a oficina-atividade de hoje o recurso utilizado foi o notebook. Levei para a sala de aula meu notebook pessoal, pois a escola utiliza a sala de informática em quase todos os horários da tarde e também porque achei pertinente proporcionar o uso de um computador móvel.

Para começar, identificamos as peças do notebook e vimos quem já havia usado ou não. Apenas 5 dos 19 nunca haviam usado esse tipo de máquina. A turma ficou ansiosa para utilizá-lo e como atividade usamos o paint como ferramenta. Então, cada criança sorteava a foto de um colega (aquela tirada na oficina-atividade anterior) e usando a criatividade e o mouse deveriam representar o colega em forma de desenho. Depois do desenho pronto, com minha ajuda, salvavam a foto com a escrita do nome do colega.

Enquanto isso, sentados em duplas, a proposta era conhecer um pouquinho mais nosso colega, respondendo a uma ficha que continha perguntas sobre: nome, idade, nome do pai, da mãe, dos irmãos,  o que gostava e o não gostava de fazer, qual cor e comida proferida. A turma apresentou grande dificuldade em ler o que estava sendo perguntado, mas responderam fazendo a escrita de acordo com a hipótese que achavam coerente para naquele momento. Uns usaram as cores para representar, ou até desenhos e a escrita ficou em grande maioria representa por letras para sílabas.

A foto revelada foi anexada no mural e ficou combinado que o desenho do paint após impresso também constituirá o mural.

Na conversa sobre o uso do paint para desenho, uns falaram que foi bem fácil, outro menino disse que é muito difícil usar porque o mouse é sensível, outro colega complementando disse que assim o desenho ficava torto e grande. A turma gostou da proposta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário