terça-feira, 25 de outubro de 2011

OFICINA 15

Nesta décima quinta oficina utilizei como recurso seis jogos. Esses jogos eram de níveis da alfabetização diferentes, para contemplar a todas as crianças da sala. A turma se dividiu em grupos e a cada rodada, com tempo determinado, podiam usufruir de um jogo. Antes da turma começar a jogar foi exposto todos os jogos e explicada as regras.

Os jogos eram:

1)      Alfabeto móvel: muitas cartas com as letras do alfabeto e os jogadores desafiavam-se entre si. Um escolhia um número e o outro deveria escrever uma palavra com o respectivo número de letras, por exemplo, 9 = BORBOLETA, 3 = LAR. Assim até o tempo se esgotar.



2)      Memória das Profissões: as crianças deveriam encontrar uma profissão e o instrumento utilizado, como por exemplo, músico = violão, jogador de futebol = bola. Ganharia o jogo quem conquistasse o maior número de cartinhas. Em cada peça do jogo, aparece o desenho e a escrita do que é.



3)      Dominó: peças metade com escrita e outra com desenho. É dada três cartas para cada jogador e a primeira é colocada no centro da mesa, sucessivamente deveriam encaixar outra carta que correspondesse ou a escrita ou ao desenho. Ganha o jogo quem terminar primeiro suas cartas.


4)      Quebra-cabeça: cartas de encaixar a escrita com seu desenho.




5)      Encaixe das sílabas: cartas com desenhos e sílabas separadas, as crianças deveriam encontrar as peças até completar a escrita correta da palavra correspondente ao desenho.




6)      Sabonete do alfabeto: cada jogador ganha 26 cartas do baralho do alfabeto (número de letras do alfabeto) e distribui as cartas com a face sem escrita para cima e cria uma ordem em sua mesa. Um jogador, a escolha do grupo, começa o jogo virando uma carta e escorrega como sabonete para encontrar seu lugar no alfabeto, coloca no lugar e vira outra carta. Quando encontra uma carta que já completou passa para o próximo jogador que faz o mesmo. Ganha o jogo quem colocar primeiro as cartas do baralho do alfabeto em ordem correta.


A turma é bastante participa e adora brincar com jogos, eles discutem em grupo as regras e até criam outras. Estão menos competitivos e se auxiliam quando preciso.

O registro da brincadeira foi feita no caderno, onde deveriam responder a essas três questões: *Com quantos jogos nós brincamos? *Qual o nome do jogo que você mais gostou? *Explique como se joga:

Na última questão as crianças tiveram um pouco de dificuldade, não conseguiam escrever aquilo que haviam vivenciado, foi preciso ajuda-los individualmente. Eles me diziam como jogaram e junto íamos escrevendo o modo de jogar. As três crianças que ainda não escrevem, fizeram o registo com o desenho do jogo e a cópia do nome do mesmo.


OBS: as fotos foram tiradas por uma criança da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário