quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Oficina 16 e 17

Utilizando novamente o método de linguagem total, criei a oficina desses dois dias, para que pudessem ampliar seu vocabulário a partir de uma palavra já conhecida. Além disso, o principal objetivo era escrever de forma correta, ou seja, na linguagem universal, as palavras que tivessem escolhido.

Para começar contei que no caminho para a escola havia encontrado uma caixa. Junto à caixa estava uma história com o título de “A Caixa Maluca – Flávia Muniz” e que sozinha fiquei com medo de ver o que estava lá dentro.

Então, a proposta era que cada um colocasse sua mão dentro da caixa para tentar descobrir com o tato o que se escondia ali. Só depois podia mostrar para o resto da turma o que havia tocado.

No inicio, grande parte da turma estava com medo de por a mão na caixa. Eles estavam mesmo testando sua coragem, mas depois que o primeiro colega tirou da caixa um dado, o medo se transformou em muita curiosidade. E com o objeto já descoberto, o desafio era desenhá-lo e escrever em cada espaço a palavra correta. Depois com cada letra pensar em outras coisas que iniciam com a mesma.




Desenho do dado

D

A

D

O


DINOSSAURO


ANEL

DEDO

ÔNIBUS



A turma leva a sério todas as atividades propostas, mas nessa pude perceber que eles queriam saber mais e conseguir pensar em palavras “difíceis de escrever”.

A única regra do jogo era que não se podia repetir as palavras, se escrevesse anel com A, em outro A não podia colocar a mesma palavra. As crianças podiam consultar os cartazes, o caderno e até os colegas.

Em outras rodadas foram tiradas da caixa: escova, meia, óculos, prendedor, tesoura, cola, boneca, caneta, luva, bola, colher e sapo.

Como as letras A, E e O apareceram muitas vezes já estava difícil pensar em objetos que iniciam com elas, então, uma das crianças disse que escrevendo os nomes de pessoas ainda tinham muitas para colocar.

E eles foram bastante criativos, pensaram em palavras muito diversificadas. E assim se viraram testando, olhando, perguntando e principalmente aprendendo muitas palavras novas.




2 comentários: