Na oficina de hoje resgatei uma brincadeira antiga e muito boa que exercita o raciocínio rápido e a escrita de palavras múltiplas – o jogo do STOP.
A atividade foi realizada em duplas, onde eles próprios se organizaram, fazendo então que os níveis de alfabetização se misturassem. A regra era escrever com a letra sorteada do alfabeto móvel uma sequência de palavras que iniciavam com a respectiva letra. As crianças escolheram para preencher: NOME, BRINQUEDO, COMIDA, ANIMAL E OBJETO.
O jogo foi de participação intensa e era possível vê-los pensando nas palavras para escrever, a dupla se ajudava e a cada rodada um era encarregado a fazer o registro na folha.
As crianças escreveram palavras simples, mas bem variadas, mostrando que possuem um vocabulário mais amplo. Dois alunos, que ainda não conseguem escrever, não queriam realizar a atividade, então os desafiei a fazer um desenho que iniciava com a letra sorteada e ao lado escrever que letra era. Outra dupla começou a inventar palavras quando não tinham uma resposta. Assim, a turma toda participou ativamente.
Após o jogo, como gostam de calcular, a atividade era resolver “continhas” de soma e subtração e com o resultado escrever uma palavra com o respectivo número de letras.
JOGANDO E APRENDENDO!!
Adorei!! Brincava quando pequena, e só apliquei no ano passado num terceiro ano!! valeu a dica!!
ResponderExcluirBeijos
sim Déborah, eles adoram!!! é simples, antigo, mas maravilhoso, vale a pena investir!!!
ResponderExcluir