sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Oficina 11

Para a oficina de hoje, resolvi levar dentro da bolsa mágica uma surpresa para a turma. Algo no qual me pertence e eu gosto muito. As crianças ficaram loucas para saber o que era, mas antes contei que para aquilo que estava ali, nós íamos construir juntos uma história.

E para construir esta história precisávamos saber o que é preciso para contar uma história e fomos elencando de acordo com que iam falando:

PALAVRAS/ LETRAS - CANETA/ LÁPIS – PAPEL – BORRACHA – CRIATIVIDADE – ATENÇÃO – DESENHOS – PERSONAGENS – AUTOR - TÍTULO

Isso mesmo, o mínimo para começar a escrever uma história.

Então comecei a mostrar pequenas partes do que havia dentro da bolsa mágica. Primeira mostrei um pouco de lã, depois uma fita vermelha, por fim um pedaço de tecido azul e outro branco. E eles iam chutando o que era: Bruxa, Pipa, Palhaço, Roupa até que um dos meninos acertou dizendo que era uma Boneca parecida com o Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo, ou seja, de pano. Tirei da bolsa e todos puderam tocar olhar e revirar.


A turma estava muito agitada, foi preciso parar muitas vezes para que se concentrassem na atividade proposta, e então começou a discussão sobre o que íamos contar na história, os meninos queriam terror, as meninas queriam princesa, mas após decidiram por uma boneca que falava, e a história ficou assim:

A BONECA GISELE
AUTORES: TURMA 23
ERA UMA VEZ UMA BONECA BONITA CHAMADA GISELE.
ELA GOSTAVA DE FLORES E DE ESTUDAR. UM DIA FICOU MUITO DOENTE E NÃO PODIA IR NA ESCOLA E ENM PEGAR FLORES.
NO DIA 5 DE OUTUBRO, ELA FOI NO MÉDICO COM A MÃE E DESCOBRIU QUE TINHA UM BICHO DE PÉ.
ENTÃO O DOUTOR TIROU COM A AGULHA E ELA CHOROU.
NO DIA SEGUINTE, O PÉ DA GISELE SANGROU, A MÃE FEZ CORATIVO, DEU UM BEIJO E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE.

Eles iam falando e eu registrava a escrita no quadro. Então, entreguei uma cartolina para cada grupo e eles deviam registrar a história como quisessem, de um modo que todos que olhassem conseguissem entender. Os grupos foram bem heterogêneos, um deles apenas desenhou a boneca, outro desenhou e escreveu o nome da história com os autores, o terceiro grupo desenhou qualquer coisa e tentou copiar a escrita do quadro, outro escreveu a história bem colorida e o último grupo desenhou em detalhes e escreveram toda história.



Portanto, usando o método analítico global pude criar uma história em conjunto, estimular a criatividade e desenvolver a sequencia de uma história, com ideia de começo, meio e fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário