Para o retorno das oficinas, programei atividades
que haviam sido trabalhadas no inicio do ano: NOME PRÓPRIO.
Objetivos:
- Interpretação do poema
e do gráfico;
- Estimular a oralidade;
- Ampliar o vocabulário
com a escrita de palavras correta;
- Reconhecer seu nome e
dos demais colegas;
- Estimular a
coordenação motora e cooperação entre as crianças;
Atividades do
dia:
1°) Contação do poema: O nome da
gente - (Pedro Bandeira)
Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo
aquilo?
Por que é que o
jacaré
não se chama
crocodilo?
Eu não gosto
do meu nome,
não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com o nome
que é só meu!
O nenê
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho,
vai chamar
como o vovô,
mas ninguém
vai perguntar
o que pensa
o coitadinho.
-Foi meu pai que
decidiu
que o meu nome
fosse aquele
isso só seria justo
se eu escolhesse
o nome dele.
Quando eu tiver um
filho,
não vou pôr nome
nenhum.
Quando ele for bem
grande,
ele que procure um!
2°)
Interpretação oral do poema e diálogo sobre seu nome:
--Por
que o personagem do poema não queria o seu nome?
-O
que ele achava justo?
-Quem
escolheu o seu nome? Por quê?
-Se
gosta ou não?
-Qual
outro nome que queria ter?
Obs:
a turma apresentou bastante dificuldade na interpretação, não sabiam responder,
apenas dois alunos “ariscavam” falar.
3°)
Pescaria dos nomes:
Espalhados
estarão peixinhos com os nomes de cada criança. Elas devem, individualmente,
identificar a escrita do seu nome e pescar, na primeira rodada. Mas demais, eu
ia indicando uma característica da escrita da palavra, para pesca-la, por
exemplo: só nomes com a inicial T; só quem termina com a letra S; só os nomes
das meninas....
4°)
Gráfico:
Após
a pescaria, construção do gráfico, cada criança escreve em peixinhos o seu
nome, cada letra em um peixinho. E depois, juntos vamos analisar: quantas
letras é preciso para a escrita do nome de cada um, há nomes iguais, quem tem
mais letras e menos.
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