quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Oficina 9


Para o retorno das oficinas, programei atividades que haviam sido trabalhadas no inicio do ano: NOME PRÓPRIO.
 
Objetivos:
  • Interpretação do poema e do gráfico;
  • Estimular a oralidade;
  • Ampliar o vocabulário com a escrita de palavras correta;
  • Reconhecer seu nome e dos demais colegas;
  • Estimular a coordenação motora e cooperação entre as crianças;
 
Atividades do dia:
1°) Contação do poema: O nome da gente - (Pedro Bandeira)

Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?
Eu não gosto
do meu nome,
não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com o nome
que é só meu!
O nenê
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho,
vai chamar
como o vovô,
mas ninguém
vai perguntar
o que pensa
o coitadinho.
-Foi meu pai que decidiu
que o meu nome fosse aquele
isso só seria justo
se eu escolhesse
o nome dele.
Quando eu tiver um filho,
não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que procure um!

2°) Interpretação oral do poema e diálogo sobre seu nome:

--Por que o personagem do poema não queria o seu nome?

-O que ele achava justo?

-Quem escolheu o seu nome? Por quê?

-Se gosta ou não?

-Qual outro nome que queria ter?

Obs: a turma apresentou bastante dificuldade na interpretação, não sabiam responder, apenas dois alunos “ariscavam” falar.


3°) Pescaria dos nomes:

Espalhados estarão peixinhos com os nomes de cada criança. Elas devem, individualmente, identificar a escrita do seu nome e pescar, na primeira rodada. Mas demais, eu ia indicando uma característica da escrita da palavra, para pesca-la, por exemplo: só nomes com a inicial T; só quem termina com a letra S; só os nomes das meninas....



4°) Gráfico:

Após a pescaria, construção do gráfico, cada criança escreve em peixinhos o seu nome, cada letra em um peixinho. E depois, juntos vamos analisar: quantas letras é preciso para a escrita do nome de cada um, há nomes iguais, quem tem mais letras e menos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário