Após a leitura e ao debater com minhas colegas sobre o PCN da Língua Portuguesa, podemos observar que ele tem como objetivo orientar o Professor sobre o que se deve realizar com a leitura, escrita e oralidade em todos os anos, mas aqui nos detemos aos anos iniciais.
O PCN leva em consideração a língua de cada aluno, para que a partir disso possamos ensinar aquilo que ele ainda não sabe sobre ela. É com esse intuído que no espaço escolar devemos proporcionar diferentes situações de comunicação, utilizando diferentes linguagens e meios para fazer com que as crianças adquiram e construam seus conhecimentos, fazendo isso através do pensamento lógico, usando a criatividade, intuição e sendo capaz de resolver problemas.
A escola deve, portanto, viabilizar às crianças todos os tipos de leituras possíveis. Textos com gêneros variados e com portadores diversos, tanto na sala de aula ou na Biblioteca permitem o contado direto do aluno com o letramento. Cabe ao professor selecionar os livros e orientar os alunos para então promover leitura autônoma, pois ao manusear livros, revistas, jornais, panfletos ou ainda ao ver slides, fotos e poder digitar no computador, as crianças já estão se introduzindo e compreendendo o sentido das mensagens orais e escritas.
Portanto, escrever palavras, frases e textos (de acordo com cada nível), fazer rodinhas de conversas, realizar atividades de leitura faz com que as crianças comecem a se reconhecer como seres sociais capazes de participar do mundo letrado e por si desafiados a aprender mais a cada dia.